Aveiro formaliza a candidatura a Capital Europeia da Cultura de 2027

A preparação desta candidatura teve início em 2019, com a elaboração do Plano Estratégico para a Cultura 2030. Seguiu-se um processo de auscultação e participação alargado, que envolveu não só o setor cultural e criativo de Aveiro, mas também outros setores de atividade, da educação à saúde, passando pelo ambiente, turismo ou inovação, bem como as comunidades da cidade e região.

 

Durante este percurso identificaram-se desafios, necessidades e desejos, estabeleceram-se estratégias, parcerias e prioridades e desenharam-se projetos à escala local, regional e internacional, com vista a lançar bases para uma cidade e região mais sustentável, competitiva e atrativa à escala Europeia, que encontra na Cultura o seu ativo transformador.

 

O próximo passo será a audição com o júri internacional, no primeiro trimestre de 2022. Deste encontro sairá uma seleção de cidades candidatas que avançam para a fase seguinte de avaliação. A decisão final sobre a cidade portuguesa escolhida para Capital Europeia da Cultura 2027 será conhecida no início de 2023.

 

Até à decisão do júri, a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 prosseguirá com o seu trabalho, desenvolvendo um conjunto de ações que pretendem garantir uma crescente mobilização e envolvimento de todos os setores da sociedade em torno deste ambicioso projeto.

 

A Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 é promovida pelo Município de Aveiro em conjunto com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Universidade de Aveiro, e AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro. A Comissão de Honra da Candidatura, apresentada em novembro de 2020, é presidida pelo ex-comissário europeu Carlos Moedas.

Partilhar