Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2021 com a maior participação de sempre

A XV Bienal vai decorrer entre 30 de outubro deste ano e 30 de janeiro de 2022, mas já começam a conhecer-se os primeiros detalhes desta iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Aveiro. Ao seu concurso aderiram 298 artistas, com 477 trabalhos artísticos de cerâmica, oriundos de 58 nacionalidades, representando 40 países. Destas, foram selecionadas 136 obras para passar à fase seguinte, cuja avaliação vai decorrer a 27 e 28 de abril. 

A Bienal atribui três prémios, sendo de 12 mil euros o primeiro prémio, de oito mil euros o segundo, e de cinco mil euros o terceiro prémio. Estes valores aplicam-se exclusivamente à XV edição, como medida de apoio ao setor artístico no atual contexto de pandemia.

O júri da bienal de Aveiro é constituído por três personalidades estrangeiras: Benedetta Diamanti, diretora da European Route of Ceramics Association, Pia Wirnfeldt -, diretora do CLAY – Museu de Cerâmica da Dinamarca, e Oriol Calvo Vergés diretor do Museu de Cerâmica de Argentona, em Barcelona, Espanha. Integram igualmente o júri os portugueses Miguel Capão Filipe, vereador da Câmara Municipal de Aveiro, Alda Tomás, em representação da Fábrica Vista Alegre, Teresa Franqueiro, em representação da Universidade de Aveiro, e Cláudia Milhazes, diretora do Museu de Olaria, Barcelos. 

Partilhar