Simpósio sobre educação STEAM envolve mais de 50 participantes online

Aconteceu no passado dia 16 de novembro o simpósio online “STEAMing into the future” dedicado à educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), promovido pelas cidades de Aveiro, candidata a Capital Europeia da Cultura 2027, e de Oulu (Finlândia), Capital Europeia da Cultura 2026.

Moderado por Tom Fleming, o simpósio foi inaugurado com as mensagens de boas vindas dos anfitriões deste evento educacional, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves e da Presidente da Câmara de Oulu, Mirja Vehkaperä, aos quais se juntaram nove oradores, provenientes de cinco países distintos, e uma audiência de mais de 50 participantes.

Para José Ribau Esteves, Aveiro e Oulu têm uma história comum pela forma de adaptação e progresso face aos desafios que o território apresenta. Ambas as cidades utilizam a tecnologia para proporcionar melhores serviços e qualidade de vida aos cidadãos e, agora, ambas estão a iniciar este processo “STEAMing into the Future”. Aveiro ambiciona desenvolver uma sociedade baseada no conhecimento, pelo que é necessário prepararmos as gerações mais jovens, professores e educadores com as competências relevantes para o sucesso nesta nova era digital. Por esse motivo implementamos uma estratégia educativa integrada, baseada na abordagem STEAM, nas 42 escolas do Município de Aveiro, desde o 1º ciclo ao ensino secundário e, contamos já com mais de 150 professores com formação concluída neste âmbito, e com o decorrer de atividades STEAM nas nossas escolas.

O presidente Ribau Esteves lançou o desafio a Mirja Vehkaperä de Aveiro e Oulu avançarem com a criação de uma Rede Europeia de Cidades STEAM, em que possam partilhar e aprenderem com as suas experiências. Mirja Vehkaperä, sabendo do trabalho desenvolvido por ambas as cidades e duas ambições, aceitou o desafio.

Neste evento foram apresentados e discutidos os modelos emergentes, novas aprendizagens e reflexões sobre o futuro da educação, através do contributo de profissionais de Aveiro, Oulu, Brasil, Dinamarca e Berlim, que apresentaram casos práticos sobre a implementação da metodologia STEAM em cada um dos países. Esta exposição permitiu   conhecer as melhores práticas na mobilização desta abordagem em cada uma das cidades, revelar os princípios orientadores, evidenciar os fatores distintivos de cada abordagem e identificar os principais desafios da implementação STEAM a longo prazo.

A última parte do simpósio teve uma aplicação prática através da divisão dos participantes em grupos discussão, de acordo com o interesse indicado e localização, onde foram abordados temas como política e parceria – como construir uma abordagem a longo prazo para a educação STEAM, modelos e prática – abordagens inovadoras ao fornecimento de STEAM, economia cultural e criativa – ligando a STEAM ao desenvolvimento económico a longo prazo e Inovação e impacto – como a STEAM pode moldar o desenvolvimento sustentável. Os participantes tiveram oportunidade de contribuir com as suas sugestões e respostas às questões apresentadas.

Após a apresentação das conclusões emergentes das discussões de cada grupo, o simpósio terminou com a exibição de vídeos de projetos de alunos de Aveiro e Oulu, desenvolvidos em sala de aula.

Video Aveiro: https://youtu.be/MZyXL5NFnEU

Vídeo Oulu: https://youtu.be/sUhiz5-uoq8

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