Aveiro recebe conferência da rede Culture Next

Aveiro vai receber a 8ª Conferência Culture Next. O evento acontece nos dias 13 e 14 de outubro, num momento fundamental desta rede, que junta cidades candidatas ou com o título de Capital Europeia da Cultura. O momento servirá ainda para o encontro com entidades e redes como New European Bauhaus, EIT Culture & Creativity e MESOC, assim como a comunidade cultural aveirense. O encontro reúne cerca de 20 cidades europeias, com destaque para a cidade croata de Rijeka e para a cidade letã Liepaja (Capital Europeia da Cultura em 2027) e Elefsina (Capital Europeia da Cultura em 2023). 

A conferência tem início no dia 13 de outubro com uma sessão de abertura que conta com a participação de Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Stefan Teisanu, Secretário-Geral Culture Next, Andras Farkas da Culture Next e Carlos Martins, que integra o board da rede e representa a candidatura de Aveiro 2027.  

De seguida, no âmbito do Aveiro Tech Week, os participantes são convidados a assistir à conferência New European Bauhaus – NEB Goes South no Teatro Aveirense. 

A New European Bauhaus Europeu é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que pretende gerar um movimento que ligue a ciência e tecnologia ao mundo da arte e da cultura com o intuito de se assumir como uma força motriz para dar vida ao Acordo Verde Europeu, baseado na sustentabilidade, inclusão e estética, aproximando-o dos cidadãos.   

O movimento reúne arquitetos, artistas, cientistas, engenheiros, especialistas digitais, estudantes e cidadãos, convidando-os a imaginar e construir um futuro sustentável e inclusivo que seja belo para os olhos, mentes e espírito.  

Nesta reunião, a cidade de Aveiro acolhe um dos laboratórios de projetos mais importantes da New European Bauhaus – o NEB Goes South que incide na temática das alterações climáticas, com destaque para os seus impactos nos países do Sul da Europa, tais como sinais de eventos climáticos extremos, aumento das temperaturas, ilhas de sobreaquecimento, desertificação ou seca. Além disso, estes países partilham também histórias ricas e um rico património cultural que necessita de proteção e valorização.  

O projeto é organizado por 6 escolas de arquitetura de Portugal, Espanha, França, Itália, Croácia e Grécia. O seu objetivo é a criação de uma plataforma aberta e colaborativa para aprender, debater, conceber e inspirar ações que combinem sustentabilidade, estética e inclusão. 

No evento marcará também presença a rede MESOC, que estuda o impacto da cultura na inclusão social, bem como o seu coordenador, Lluis Bonet, professor de Economia Aplicada e diretor da Pós-Graduação em Gestão Cultural na Universidade de Barcelona. O MESOC é uma iniciativa de Pesquisa e Inovação projetada para propor, testar e validar uma abordagem inovadora e original para medir o valor social e o impacto da cultura e das políticas e práticas culturais, relacionados com três temas da nova Agenda Europeia para a Cultura: 1) Saúde e Bem-estar, 2) Renovação Urbana e Territorial e 3) Engajamento e Participação das Pessoas. O objetivo global é responder ao desafio colocado pelo Horizonte 2020 (“Desenvolver novas perspetivas e melhorar metodologias para capturar o valor social mais amplo da cultura, mas também além de seu impacto econômico”). Para isso, o MESOC adapta e desenvolve um método de avaliação de impacto “baseado em transição” derivado de uma publicação anterior da UNESCO, construindo um modelo estrutural da Dimensão Social da Cultura, conforme definido por um dos objetivos estratégicos da Agenda Europeia. O modelo será testado em 10 pilotos de cidades europeias: Atenas, Barcelona, ​​Cluj, Gent, Issy-les-Moulineaux, Milano, Rijeka, Turku, Valência e Varsóvia.   

Mais tarde realiza-se uma sessão informal de networking para estabelecimento de contactos e parcerias entre as cidades convidadas e agentes culturais de Aveiro e da Região.  

A Culture Next é uma rede informal dedicada ao apoio mútuo e à colaboração entre cidades atualmente ou anteriormente candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura, sendo Aveiro é uma das cidades fundadoras do projeto. Esta sua oitava conferência está a ser concebida como um espaço de encontro e inspiração para gestores culturais e representantes públicos de 20 cidades europeias, servindo ainda para estabelecer ligações com a rede New European Bauhaus, o recém-criado EIT Culture & Creativity e o consórcio MESOC. Serão também realizados planos para os próximos dois anos da Culture Next, discutidos os seus projetos atuais e estabelecidos objetivos enquanto força de política cultural. 

Qualquer cidade candidata a Capital Europeia da Cultura, atual ou passada, poderá participar no evento, independentemente de pertencer ou não à Culture Next. Importa, acima de tudo, o interesse das cidades em envolver-se com o projeto. 

Partilhar