Novas oportunidades para artistas

Há novas oportunidades e projetos para a comunidade artística, com propostas de vários países europeus. O projeto Aveiro 2027 reuniu algumas destas propostas e partilha-as com a sua rede:

O projeto Kaunas 2022 – Capital Europeia da Cultura convida artesãos, artistas e outros criadores para mostrar e vender os seus produtos na Feira da Cultura Europeia, um evento que se integra na Santaka, uma das maiores iniciativas desta Capital Europeia da Cultura. Inscrição obrigatória até 8 de abril de 2022.

Mais informações

 

Os festivais de luz Blik Blik (em Pilsen, na República Checa), Biela noc (em Bratislava, na Eslováquia), Zsolnay Light Festival (em Pécs, na Hungria) e Bella Skyway (em Toruń, na Polónia) convidam artistas, designers e especialistas em iluminação para participar no programa “V4 Digital Art Melting Pot”, que compreende uma residência artística e a apresentação de obras nestes festivais.

Mais informações

 

O Thinker Maker Space, em Nicósia (Chipre), tem no programa Artist-in-Residence uma forma de expandir o conhecimento e a colaboração através da partilha de competências. Os residentes terão acesso total às instalações, podendo experimentar técnicas avançadas de fabricação, assim como a oportunidade de expor os seus trabalhos no final da residência. Além disso, poderão organizar e acolher workshops ou palestras relacionadas com a sua área de especialização.

Mais informações

 

O REAKTOR, em Viena (Áustria), abriu uma convocatória designada Potenziale, na qual se procura evidenciar o potencial das artes visuais. A iniciativa dá ênfase às áreas que trabalhem o espaço do núcleo arquitetónico da instituição, que é o seu salão principal. Os artistas escolhidos serão convidados a detalhar e a implementar o seu conceito, integrando uma residência com a duração de uma semana, no verão de 2022, ou uma estadia mais prolongada, tendo por fim a realização e produção de uma exposição no outono de 2022. Prazo 30 de abril de 2022

Mais informações

 

A EUROPEAN MEDIA ART PLATFORM (EMAP) abriu uma convocatória para artistas ou coletivos europeus para uma residência artística de dois meses, entre junho de 2022 e janeiro de 2023. A iniciativa é dirigida a artistas individuais, duplas ou coletivos que trabalhem nas áreas das artes digitais, das artes multimédia ou da bioarte, podendo colaborar com uma pessoa à sua escolha ou alguém da instituição anfitriã. Fazem parte da EMAP entidades como Ars Electronica (Linz), FACT (Liverpool) e IMPAKT (Utrecht), entre outras.

Mais informações

 

O programa de capacitação profissional GENERATOR, em Rennes (França), está a selecionar quatro artistas plásticos por ano, concedendo-lhes os meios necessários para se concentrarem na sua prática artística por um período de sete meses. O programa seleciona ainda dois a quatro curadores por ano para uma viagem de prospeção na Bretanha, com a duração de um mês.

Mais informações

 

Partilhar