Quinta reunião da Culture Next traz medidas fundamentais

A Culture Next teve o seu quinto encontro entre 25 e 29 de setembro. Aconteceu em Klaipeda, Plunge e Neringa, cidades lituanas pertencentes à rede, e incluiu sessões colaborativas, reuniões com operadores culturais e autoridades locais, assim como vários workshops.

Corina Bucea, gestora de projetos da Culture Next e do Centro Cultural de Cluj, diz que “a rede Culture Next cresce a cada sessão, tanto em números como em ações. A reunião na Lituânia acolheu novas cidades e estabeleceu as bases para as primeiras ações concretas a implementar. Estamos muito contentes por ver criada uma voz comum para cidades que se esforçam por colocar a cultura nas suas agendas locais e estamos prontos para levar esta abordagem a um patamar europeu“.

O orador principal do evento foi Jordi Pardo, gestor de projetos especializado em intervenção urbana e gestão de património, tendo também sido jurado no programa da Capital Europeia da Cultura. O seu discurso, aberto ao público de Klaipeda, foi dedicado à cultura como factor de mudança, de valorização do bem-estar dos cidadãos, de propulsão da economia e de indução de mudança, gerando maior atratividade e competitividade para as cidades.

Como resultados da reunião, refira-se o acordo das cidades membro para a criação de um fundo para a cultura e de um guia para a cultura como factor de desenvolvimento sustentável nas cidades.

 O fundo da Culture Next será um mecanismo inovador, permitindo às cidades membro de juntar recursos para apoiar projectos culturais e artísticos que abordem a cultura como agente transformador em municípios europeus.

As directrizes para a cultura como fator de desenvolvimento sustentável incluem uma lista de passos concretos que as cidades membro estão dispostas a dar para tornar a cultura um factor chave nas estratégias de desenvolvimento locais.  

A próxima reunião da rede terá lugar em março de 2020 em Oulu, na Finlândia, cidade candidata a Capital Europeia da Cultura em 2026. Até lá, a Culture Next está aberta à receção de novos membros de antigas e atuais cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura.

O encontro na Lituânia juntou 25 representantes de Aveiro e Faro, Belfast (Irlanda do Norte), Cluj-Napoca (Roménia), Debrecen (Hungria), Dublin (Irlanda), Kaunas, Klaipeda, Neringa e Plunge (Lituânia) e Oulu e Savonlinna (Finlândia). As restantes cidades desta rede são Braga, Eleusis (Grécia, Capital Europeia da Cultura em 2021), Gdansk (Polónia), Nuremberga (Alemanha) e Leeds (Reino Unido).

Partilhar